CURIOSIDADES SOBRE CUBA (portugués)

Publicado: 21 septiembre, 2014 en Cuba, Curiosidades
Etiquetas:, , , , , , , ,

Cuba não se resume a uma ilha, mas a um arquipélago formado por mais de 1.500 ilhas. As maiores são Ilha de Cuba e Ilha da Juventude.

A população atual de Cuba é de 11 milhões de habitantes, sendo 65% brancos, 10% negros e 25% mulatos.

As cinco maiores cidades cubanas são Havana, Santiago de Cuba, Camagüey, Holguín e Santa Clara. Havana é uma metrópole com mais de dois milhões de habitantes – 1/5 da população do país.

Cuba foi descoberta pelo mesmo homem que descobriu a América: Cristóvão Colombo.

Cuba foi dominada pelos espanhóis durante 400 anos. A colonização terminou em 1898, quando a Espanha, após ser derrotada pelos Estados Unidos na Guerra Hispano-Americana, assinou o Tratado de Paris, que pôs fim à dominação espanhola na ilha.

Com a vitória na Guerra Hispano-Americana, Cuba passou a ser protetorado do Estados Unidos. A influência norte-americana durou até 1959, quando o ditador Fulgencio Batista foi derrubado pela guerrilha comandada por Fidel Castro.

A educação e a saúde são totalmente gratuitos. O sistema de saúde cubano é um dos melhores das Américas. Doenças como tétano, coqueluche, sarampo, hepatite B, poliomielite e difteria são quase desconhecidas da população local.

A expectativa de vida em Cuba é uma das maiores do mundo. O cubano vive, em média, 75 anos.

O setor de biotecnologia cubano é dos mais avançados. Criada no país, a vacina contra a hepatite B é vendida para mais de 30 países. A biotecnologia já gerou mais de 600 patentes para drogas, vacinas e sistemas de diagnósticos.

A salsa surgiu em Cuba na década de 1960 da mistura do mambo e da rumba com danças porto-riquenhas. Recebeu também influências de outros ritmos caribenhos como o merengue dominicano, o calypso de Trinidade e o reggae jamaicano.

A rumba, aliás, também é uma dança de origem cubana. Suas influências (origem estilística) vem da música espanhola e da percussão africana.

O mambo é outro ritmo tipicamente cubano. Tem origem nos ritmos africanos do Congo e, afirmam alguns entendidos do assunto, surgiu da expressão “Estás mambo?”, que significa “Tudo bem com você?”. Tem forte influência do bolero. O mambo foi muito popular nos Estados Unidos na década de 1950.

Os outros ritmos cubanos são cha cha cha, habanera e el son.

O esporte nacional é o beisebol. O boxe, o vôlei e o atletismo também são extremamente populares. Cuba é uma potência esportiva mundial e conquistou mais medalhas de ouro em olímpiadas .

Produzida a partír do melaço de cana-de-açucar, o rum é a bebida típica do país. Com ele, pode-se preparar drinques famosos como Cuba Libre, Mojito, Daiquirí, Mulata, Havana Special, Piña Colada, entre outros. Interessante é que o Daiquirí – drinque com rum, gelo batido, açúcar e suco de limão.

Os cubanos adoram um caldo de cana com gelo, chamado por lá de guarapo.

A cozinha cubana (conhecida como cozinha criola) é uma combinação da tradição culinária indígena, espanhola e africana. Entre os pratos típicos cubanos estão o congrís (arroz e feijão vermelho cozidos na mesma panela), o moros y cristianos (arroz e feijão preto na mesma panela com carne de porco), o chicharrone (igual ao nosso torresminho) e o ajiaco (um guisado de vegetais preparado com cebola, alho, pimentão, cenoura, nabo e mandioca). À propósito, o ajiaco é o prato nacional.

Charutos são fabricados no mundo todo, mas o melhor de todo o mundo é o cubano. Os principais fatores que contribuem para tal sucesso são o solo e as condições do clima. A região de Pinar del Río é a única que produz os chamados “havanos” (uma espécie de certificacão de qualidade), devido à sua temperatura, umidade e horas de iluminação solar.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s